Conheça a cidade de Búzios de ontem para a entender a de hoje

Parece um sonho! Quem anda pela Rua das Pedras, acompanha as vitrines das mais de 140 lojas ao longo do caminho, se hospeda em um dos 400 hóteis e pousadas da cidade, passeia num catamarã bem equipado e aproveita o vento e água de cada praia de Búzios pode não imaginar as histórias simples que esta cidade tão charmosa esconde. Você conhece a Búzios de alguns anos atrás?

Para entender como a cidade se tornou o charme que é hoje, a gente pensa que vale conhecer um pouco da sua história de ontem (de bem antes de ontem!). E já avisamos que não é um conto comum. Você vai perceber que tem umas reviravoltas!

A origem do nome Búzios

Vamos começar pelo nome! Búzios é o nome que se dá para moluscos gastrópodes marinhos (e descomplicando, digamos que são conchas de praia). E, embora isso faça todo sentido, já que a cidade é praiana, o nome da cidade não é diretamente ligado às conchinhas em si. Na verdade, este nome se dá por conta de seu antigo nome oficial (que até hoje é como se representa nos documentos de Búzios): Armação dos Búzios.

E o que era a Armação dos Búzios? Era o nome de uma armação de madeira que existia em uma praia para extração de óleo de baleias, que eram caçadas na região. Isso porque, nos séculos XVII e XVIII, a região atraía muitos caçadores de baleias em razão do que se difundia sobre a qualidade do óleo que poderia ser retirado delas.

A pesca das baleias foi intensa na região até que as baleias foram de fato sumindo das praias, durante o século XIX. Com o desaparecimento dos grandes mamíferos, a pequena aldeia passou a se tornar apenas um reduto de pescadores de peixes. No entanto, as praias da Armação e dos Ossos, na cidade, mantêm o nome que relembra a época em que as baleias eram facilmente capturadas por lá.

A origem do charme de Búzios

Convenhamos, os vilarejos paradisíacos, cercados por belezas naturais e uma infinidade de sons da natureza têm um charme natural. Quase não é preciso mais nada para encantarem. Nisso, Búzios sempre surpreendeu! Mas como passou de aldeia de pescadores para o que é hoje? Aí é que vem uma reviravolta famosa. E se deve àquela visita especial que todos na cidade hoje conhecem o nome: Brigitte Bardot.

A atriz francesa vivia o auge de sua carreira, quando esteve no Brasil junto com seu namorado brasileiro, no ano de 1964. Inicialmente, ela se hospedou na cidade do Rio de Janeiro, mas o frisson com sua estadia por lá impedia que a atriz pudesse ter um mínimo de sossego. Até helicóptero colocaram para vigiá-la!

Foi então que, junto aos amigos e ao namorado, ela decidiu se refugiar neste lugar mais tranquilo e belíssimo, chamado Búzios. Na época, nem água encanada o vilarejo possuía, mas ainda assim, tudo que era oferecido por Búzios e sua população encantavam a atriz.

Deste momento em diante, o vilarejo passou a chamar atenção internacionalmente. A estadia da atriz havia levado reconhecimento mundial para a então pequena aldeia de Búzios, que iniciaria uma nova fase.

O crescimento de Búzios

A beleza de Búzios rodou o mundo e a cidade começou a contar com mais investimentos. Em 1970, passou a ter água encanada e um rápido crescimento. Foi quando surgiu a rua das Pedras. Inicialmente, sem legislação urbanística adequada, a cidade foi crescendo como podia. Criando pousadas, ocupações e tendas. Aos poucos, a cidade foi regrando sua forma de ampliar.

Em 1995, Búzios conquistou sua emancipação de Cabo Frio, passando a ser um município autônomo, com sua Prefeitura Municipal da Armação dos Búzios (veja o nome originário aí!)! E desde então, muitas ações passaram a ser revistas e controladas por sua prefeitura.

Hoje Búzios visa manter seu padrão de baixas edificações, a fim de preservar sua iluminação, solo e belezas características desde os tempos remotos. A cidade conta com cerca de 30 mil habitantes fixos, que recebem mais de um milhão e meio de visitantes por ano.

Com tudo isso, Búzios hoje está sempre pronta para receber. Com festas e eventos o ano inteiro para atender todos os gostos. 

Não à toa, a cidade recebeu no ano de 2012, o título de melhor destino de sol e praia do mundo, vencendo inclusive grandes concorrentes como Ibiza, na Espanha e Cancún, no México. A gente é suspeito para falar, mas se você conhecer Búzios com seus próprios olhos, pode falar também. A cidade que era vilarejo, hoje está de portas abertas para o mundo!